Avançar para o conteúdo

Aprenda A Fazer Empanados Na Air Fryer Passo a Passo

aprenda-a-fazer-empanados-na-airfryer-passo-a-passo

Anúncio

Os empanados são com toda certeza os alimentos mais consumidos no mundo todo, assim como doces e salgados tradicionais.

Sempre que você vai em alguma festa é bem provável que você encontre uma coxinha, um enroladinho de salsicha, uma bolinha de queijo dentre outros.

E na rua não é diferente, muitas pessoas quando saem do serviço no horário de almoço param em alguma lanchonete para comer algum salgadinho empanado.

Essa é a rotina do povo brasileiro, mas esses salgados empanados fazem muito mal à saúde, pois muitas das vezes são fritos em óleo velho.

E para mudar um pouco essa história, foi criado a air fryer, que traduzindo para o nosso português significa “fritadeira a ar”, que é um aparelho muito simples e fácil de usar, ela possui um motor e uma resistência, que assa os alimentos por meio do ar gerado pela bobina do motor, que passa pela resistência e fica quente.

A promessa da air fryer é simples, assar os alimentos sem o uso de óleo ou gordura, deixando eles muito mais secos e saudáveis.

Além de ser muito mais fácil de limpar.

Fiz uma breve apresentação de como funciona a air fryer, agora vamos para a receita de empanados na air fryer.

Como Fazer Empanados na Air Fryer Passo a Passo (Nível Fácil)

Existem várias e várias formas de empanar um alimento, vou te explicar o jeito mais simples e fácil, e que também dá muito certo.

Primeiro você deve passar o alimento que você vai assar na air fryer na clara de ovo, como exemplo vamos usar frango.

Passe o filezinho de frango na clara de ovo e em seguida na farinha de rosca, para uma casca mais grossa, repita o processo umas duas vezes.

Caso aconteça da casquinha soltar, o segredo é o seguinte: passe na farinha de trigo antes de passar na clara de ovo, isso vai selar o alimento evitando que solte, lembre-se de passar por todo o alimento para que fique bem uniforme.

Esse processo, quando bem feito, deixa a casquinha bem crocante.

Melhores Farinhas para Empanar

Para que um empanado fique crocante, o segredo é ter uma camada externa bem sequinha.

A melhor farinha para deixar o seu empanado bem crocante é o fubá.

A dica aqui é a seguinte: misturar a farinha de trigo com o fubá, antes de passar a primeira camada no alimento.

Em frutos do mar e peixes, essa combinação fica muito boa.

Mas se você quer deixar o seu alimento com um sabor a mais, junto com aquela crocância incrível, o que vou te falar agora vai servir para você.

É possível substituir a farinha de rosca, por gergelim, parmesão ralado ou até mesmo flocos de milho, isso dá aquele sabor diferenciado e crocância que você tanto quer.

Dando Um Gosto a Mais aos Empanados

Quando um alimento é preparado na air fryer, é bem comum, que você estranhe um pouco o sabor, ainda mais alimentos que normalmente são preparados com óleo, como é o caso das frituras.

Aquele gosto a mais vem dos óleos, e quando feito na air fryer ela mais, assa do que frita, a não ser que a comida que está sendo preparada seja uma carne de porco que já tem a sua gordura e oleosidade natural.

Para dar um pouco mais de sabor aos empanados, você pode misturar a farinha de rosca alguns temperos em pó como: pimenta, páprica defumada ou doce, sal entre outros.

Fritando os Empanados na Air Fryer

Esse processo aqui, vai depender do tamanho da sua air fryer, se for muito pequena, e tiver bastante empanados, será necessário outra remessa, vamos lá.

Toda vez que você for assar ou fritar alguma coisa na sua air fryer, é muito importante que os alimentos fiquem afastados uns dos outros, se forem muitos pedaços, já uma peça grande, não deve encher o cesto da air fryer por completo, pois dificulta a circulação de ar, demorando mais para assar o alimento.

Tem um segredo que vou te contar, se você quiser, pode passar um fio de azeite em cada empanado, quantidade bem poupa, assim vai ficar com o gosto parecido com o de um empanado convencional.

Agora, organize todos os empanados dentro da cesta, sempre deixando um espaço entre eles.

Programe a air fryer a 200 graus por 10 minutos, passando o tempo, vire os empanados e repita o processo, deixe mais 10 minutos, lembre-se de olhar a cada 5 minutos.

Obs: Não coloque nenhum tipo de farinha, grão ou alimentos ralados nas avulsos dentro da air fryer, pois podem queimar o seu equipamento, sempre use com azeite ou óleo.

#comofazerfrangoempanadonaairfryer #receitasnaairfryer #frangoempanadonaairfryer #airfryer #frangonaairfryer #frangoempanado

Faça parte do meu canal no Telegram